Nitrogênio Líquido

NitrogênioAqui temos presente uma das coisas mais legais da face da Terra – É o Nitrogênio.Sim,o Nitrogênio,em sua forma estável,conhecido como N2,presente no ar que você respira e tals. (A propósito,Oxigênio é veneno.Sim,nós respiramos veneno.Tenso) Elemento de número 7 da Tabela Periódica,possui 5 átomos na sua camada de valência e massa de 14u.Química é um negócio legal.

Mas,não é desse Nitrogênio que eu vim falar.O Nitrogênio,a ambiente natural,é um elemento gasoso (Claro,você não respira algo sólido…Ou respira?).Mas,o que temos aqui hoje é a forma líquida do Nitrogênio!Esse líquido é uma das coisas mais incríveis da Terra – Ele congela quase tudo.

Isso é porque,ao contrário da água,que congela á mais ou menos 0ºC (É só botar no Freezer),o Nitrogênio congela á -198ºC.Isso é gelado pra caramba.Experimenta engolir um troço desses,você morre.Eu acho.Talvez pinguins sobrevivam.

Esse elemento é bastante usado em experiências químicas…Pelo Youtube.É,pelo Youtube!As pessoas arranjam o líquido e enfiam ele em diversas experiências.E agora,vamos ver algumas!

Nitrogênio Líquido + Barril + 1500 bolinhas de pingue-pongue

BUM!Ok,como relhos isso aconteceu?Eu tive que ver uns vídeos pra entender,masok.A tampa da garrafa.Repare que todo o momento a garrafa está destampada,tirando a hora que ele tampa ela (Dã) e joga no balde com as bolinhas.A pressão na garrafa pelo Nitrogênio é tanta que…BUM!

Só quero verem catar todas elas agora.

Nitrogênio Líquido + Bolinha de Pingue Pongue + 2 buracos

GIIIRA!Já devo ter ido em algo parecido em algum parque de diversões.

O que acontece?O Nitrogênio líquido dentro da bolinha,á temperatura ambiente,vira sólido.Saindo pelo buraco,ela gira feito a tampa de uma panela de pressão (Talvez porque seja o mesmo princípio)

Legal deve ser jogar Tênis de Mesa com essa bolinha depois.Uma cortada e ela quebra.

Nitrogênio Líquido + iPhone + Calculadora

Claro,temos um iPhone.O que vamos fazer com ele?Tacar no Nitrogênio Líquido!

O iPhone precisou de mais de uma tacada pra quebrar tudo (Talvez por serem muitas partes),mas tanto ele quanto a Calculadora não sobreviveram.Legal ainda é a música tocando enquanto o celular congela.

ATENÇÃO – Isso não deve ser feito com um Nokia.O máximo que você terá será um Nokia congelado.

Nitrogênio Líquido + Garrafa de Coca (Cheia)

CABUM! – De novo.Parece que o líquido gosta de fazer as coisas explodirem.Cara,isso é muito divertido.Eu quero um.Eu devia ter usado alguma cena com isso na série da Área 51.

Enfim,a Coca explodiu e ainda formou um mini-jato de Coca.E aquilo que se formou…Era Coca Líquido.Estranho…Mas legal.Sorvete de Coca?

Nitrogênio Líquido + Aquelas bolas de ar com pelos que eu não sei o nome

BUM! – Mais uma coisa que explode.Explode e endurece.De boa,quando tacaram isso na mesa,foi uma das coisas mais bizarras (E legais) que eu já vi.E ela começou a murchar ali também.Bizonho.

ATENÇÃO – Apesar de ser uma bola com pelos,as Bolas de Neve não devem ser usadas em experiências com Nitrogênio Líquido,e elas não iriam explodir.No máximo iam morrer,mesmo.

Nitrogênio Líquido + Latão de Ursinhos de Pelúcia

É,acho que foi algo parecido com as bolas de Pingue Pongue.Mas elas não tiveram a cabeça decapitada ou enchimento de urso voando por aí.Se alguém tiver uma pelúcia do Justin Bieber,eu aceito doações para serem usadas neste experimento.É pela ciência.Juro que não é pra ver a pelúcia explodindo longe.

Posso descruzar os dedos?

Extra – 10 experiências aleatórias

Caramba,dá pra fazer uma Mina Terrestre com essa coisa.Ou quase.

Ok,legal,Nitrogênio Líquido,coisa congelante divertida que serve pra explodir negócios ou congelar eles.Bom.E como relhos eu consigo um pouco?

Há uma empresa que vende,a White Martins.Tentei achar o preço,mas não consegui.Claro,não deve ser barato essa coisa…Segundo o Google,é uns 2 mil reais.

…Mas por sorte,existe algo parecido!Chamado Nitrogênio Líquido de Pobre,o líquido (Que é Álcool Frio Pra Caramba) é relativamente fácil de se fazer.O mais complicado mesmo é o Gelo Seco.Mas,pelo menos é mais fácil de encontrar que o N2 líquido,e não deve custar mais que 20 reais.

Enfim,curioso como se faz?Pegue o Álcool,o Gelo Seco e confira o vídeo do Manual do Mundo sobre:

ATENÇÃO (Agora de verdade) – Nitrogênio líquido é perigoso.Não manuseie essa coisa sem luvas e de preferência faça com a supervisão de um adulto. (O Álcool gelado aí também tem seus riscos,tomem cuidado se forem fazer)

O Gelo Seco também tem seus riscos.Uma vez numa Feira de Ciências,essa coisa explodiu (Sabe-se lá como) e eu só vi gente com a mão cheia de sangue correndo pra enfermaria.Mas é menos perigoso que o N2 líquido.Aqui,um ferimento com o Nitrogênio Líquido.Então,usem luvas.

E caso vocês sejam loucos fizerem,manda pra CPTT,que a gente posta \o .Eu estou querendo fazer,mas,hã,não sei onde relhos eu iria arranjar Gelo Seco.Talvez daqui um tempo.

1… (Hey,o aniversário é amanhã!)

Até Mais!

Sobre Felipe F.

Quem sou eu?Hm...Quem sou eu?Ah,bem...QUEM SOU EU?MEU DEUS,QUEM SOU EU?
Esse post foi publicado em Curiosidades, Química, Videos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

